Antes mesmo do lançamento oficial do Pix, muitos já se perguntavam: será que o Pix acabará com a TED, DOC, boleto e cartão?

Montamos um comparativo do Pix com cada um desses meios de pagamentos para explicar melhor. Leia a seguir!

TED e DOC 

Atualmente, as TEDs e DOCs funcionam apenas em horário comercial, a compensação na conta de destino não é instantânea (pode levar uma hora a TED e até um dia útil o DOC) e possuem custos altos que variam conforme a instituição financeira.

Já com o Pix, as transferências funcionam a qualquer dia e hora, sem custo para pessoas físicas e é instantânea, por isso acredita-se que muitos usuários irão migrar para o Pix e deixarão de fazer TEDs e DOCs. Vale lembrar que vários bancos estão impondo limites transacionais para o Pix, então, para fazer transferências de valores altos ainda é necessário utilizar a TED ou DOC.

Mas essa redução deve acontecer aos poucos, pois haverá um tempo para adoção e adaptação ao novo meio de pagamento.

Boleto

As compras por boleto também devem ser reduzidas, pois através do Pix, qualquer empresa poderá gerar um QR Code com valor, prazo para pagamento, desconto e até juros definidos para cobrar seus produtos e serviços.

A principal vantagem é que a compensação será automática, sem o prazo de até 3 dias úteis do boleto e a segurança nessa transação é maior.

Porém grande parte da população brasileira ainda é desbancarizada, ou seja, não tem conta bancária e utiliza o boleto para pagar suas contas na lotérica. O que não dará para fazer com o Pix, pois é necessário ter conta em uma instituição financeira ou de pagamento participante do sistema para receber e transferir.

Então, essa migração do boleto para o Pix pode demorar. 

Cartão

Os cartões de débito e até as maquininha de cartão podem ser substituídos pelo Pix, porque o pagamento poderá ser feito apenas com o celular, escaneando o QR Code no estabelecimento ou informando o código.

Essa nova forma de pagar será vantajosa tanto para o cliente quanto para os lojistas. Pois não haverá custos para pessoas físicas, não será mais necessário o uso do cartão de plástico e o custo do lojista para receber esse pagamento tende a ser menor que a taxa da maquininha.

As compras online também poderão ser feitas através do Pix, pois é possível gerar um código de pagamento e disponibilizar no site.

Já o uso de cartões de crédito, que possuem limite de crédito e permitem compras parceladas, deve se manter o mesmo, pois essas funcionalidades ainda não estão previstas para o Pix.

E vale lembrar que o brasileiro está muito acostumado a utilizar o cartão e grande parte dos comércios já possuem maquininhas para aceitá-los. Estes meios de pagamento tendem a conviver por um tempo. A mudança para o Pix dependerá do conhecimento e adoção desta nova forma de pagamento pelas grandes massas e será também uma mudança de hábito.

Faz um Pix

Comece a receber e enviar Pix pela Conta Atar Pay, é super rápido e prático. Clique no botão abaixo para ver o passo a passo.