A partir de novembro de 2020, será possível enviar e receber Pix de qualquer conta participante, utilizando as chaves do Pix. E não será mais necessário informar dados bancários, como banco, agência e conta, para fazer transferências ou pagamentos, basta usar uma das chaves!

 

O que são as chaves do Pix?

As chaves do Pix são os endereços da sua conta. Você pode ter as seguintes chaves de identificação: 

  • CPF ou CNPJ
  • Email 
  • Número de telefone 
  • Chave aleatória (conjunto de letras e números gerado automaticamente pelo sistema)

Ou seja, você pode cadastrar esses dados para receber e enviar Pix em qualquer uma das contas que estão participando do Pix. 

Lembrando que mais de 900 de instituições financeiras e de pagamentos, como a Atar Pay, já fazem parte do Pix.

 

Como cadastrar as chaves?

Você só poderá enviar e receber Pix a partir de novembro, mas em breve já pode cadastrar suas chaves.

Você escolhe quais dados vai cadastrar em cada conta para usar como chave. Por exemplo, você pode cadastrar seu CPF e email aqui na Conta Atar Pay e seu telefone no Banco X.

Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta, ou seja, você pode cadastrar até 5 chaves aqui e outras 5 chaves no Banco X.

Ah, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta, pois cada chave será um endereço único para a conta em que está cadastrada.

Você pode cadastrar mais de um e-mail ou mais de um número de telefone como chave e pode ter quantas chaves aleatórias quiser, respeitando o limite de 5 em cada conta. 

 

Como funciona para transferir?

Na hora de enviar um Pix, a partir de novembro, você pode fazer de 3 maneiras:

1- Informando a chave manualmente:

Nessa primeira opção, você precisa digitar uma das chaves da conta para a qual quer transferir, por exemplo o CPF. Depois é só informar o valor e pronto.

2 – Escaneando o QR Code:

Com pelo menos uma chave cadastrada, já é possível gerar um QR Code para receber transferências. Esse QR Code pode ter o valor já definido ou não e outros dados adicionais. 

E para enviar um Pix utilizando o QR Code, basta escanea-lo pelo seu app.

3 – Via link de pagamento:

Assim como você pode gerar um QR Code da sua chave, você também pode gerar um link que leva direto para a transferência. Você pode enviá-lo por mensagem ou disponibilizar no seu site que ao clicar nele, a pessoa pode escolher com qual app quer abrir e os dados para transferências já vêm definidos.

 

Portabilidade de chaves

O usuário poderá fazer a portabilidade de suas chaves de uma conta para outra conta, como é feita a portabilidade de salário, por exemplo. 

Para isso, a portabilidade deve ser solicitada pelo usuário na conta para qual ele quer passar a chave e depois confirmar a portabilidade na conta onde estava a chave.

 

Reivindicação de chaves

Se o usuário tentar cadastrar uma chave na sua conta e ela já pertencer a outro usuário do Pix, poderá solicitar a reivindicação da chave pela que quer passar a chave. 

Depois da solicitação, o dono da chave tem um prazo de sete dias corridos para comprovar sua posse, se não fizer a comprovação, ela será transferida para quem a reivindicou.

Quer receber todas as novidades do Pix? Cadastre-se na nossa newsletter.