Um dos maiores benefícios do Pix é a praticidade.

Pois você pode enviar e receber transferências instantâneas, sem tarifas e a qualquer dia e hora, facilmente.

Há 4 maneiras de fazer um Pix que foram pensadas para facilitar diferentes tipos de transferências.

Todas as instituições financeiras e de pagamentos participantes do Pix, como a Atar Pay, precisam disponibilizar todas as 4 maneiras e seguir um padrão especificado nas regulações do Banco Central.

Por esse motivo, o processo será parecido em todos os bancos, então, basta entender como funciona cada maneira que você conseguirá fazer um Pix facilmente em qualquer banco.   

Veja só:

1) Pix com chave Pix

Para enviar um Pix através dessa opção, você e o destinatário (quem você quer enviar dinheiro) devem ter uma chave única ou mais cadastradas na conta, que podem ser o CPF, email, telefone ou uma chave aleatória. 

A chave será como o endereço da conta e você pode fazer uma transferência apenas informando ela.

Por exemplo, se o destinatário da sua transferência te informar o telefone dele, que está cadastrado como chave, basta você buscar pela opção “Pix com chave Pix” para transferir.

O passo a passo em cada banco pode variar, mas os campos a serem preenchidos são os mesmos: tipo da chave, valor e a descrição. Por isso é super fácil enviar um Pix!

Acessar passo a passo detalhado de como fazer Pix com chave Pix pela Atar Pay

2) Pix com QR Code

Para esse tipo de transferência também será preciso que você e o destinatário tenham uma chave Pix cadastrada e que vocês estejam juntos ou que que você possa escanear o QR Code gerado por ele.

O destinatário pode gerar um QR Code da chave dele com informações adicionais, como valor definido, descrição, devedor, identificador e vencimento.

Após isso, é só você ir na opção “Pix com QR Code” e escaneá-lo.

Essa transferência pode ser feita entre pessoas físicas ou para estabelecimentos, pois o comércio pode deixá-lo impresso para qualquer pessoa pagar.

Se você estiver junto com o destinatário, ele pode gerar um QR Code e você consegue escanear e pagá-lo rapidamente pelo app Atar Pay.

Ver o tutorial de como fazer um Pix com QR Code pela Atar Pay

3) Pix copia e cola

Essa opção funciona da mesma maneira que o QR Code: o destinatário pode gerar um QR Code da chave dele e colocar informações adicionais.

Porém ele pode copiar o código do QR Code e te enviar por texto, essa opção funciona muito bem caso vocês não estejam juntos.

Quando você receber o código, basta ir em “Pix copia e cola” para transferir.

Veja aqui o passo a passo completo de como fazer Pix copia e cola

4) Pix com inserção manual de dados

O Pix também pode ser feito usando os dados bancários do destinatário, como número do banco, agência, conta e demais dados do destinatário, você precisa apenas ir em “Pix com inserção manual de dados”.

O processo vai ser igual em uma TED, porém a transferência vai ser concluída instantâneamente. 

Confira aqui como fazer um Pix com inserção manual de dados pela Atar Pay

Pronto! Agora que você já entendeu o que é e como funciona cada maneira, vai ser mais fácil e prático transferir pelo seu banco.

Só lembrando, o processo vai ser parecido em todos os bancos, pois há alguns padrões do Banco Central que devem ser seguidos, porém é normal que cada banco tenha sua particularidade, se você tiver dúvidas sobre o processo de outros bancos, dá uma olhada nos tutoriais da instituição ou entre em contato com eles!

Quer receber conteúdos como esse sobre o Pix e outros meios de pagamentos? Então cadastre-se na nossa newsletter. 😉