O Pix é o novo meio de pagamento do Banco Central do Brasil (BACEN) que permite transferências e pagamentos instantâneos entre contas participantes de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais, 24 horas por dia, 7 dias por semana e com tarifas menores.
Nesse post, você verá como funciona e quais as vantagens. Esse guia foi criado a partir de uma análise da última documentação e novidades do BACEN até o dia 30/11/2020.
Como funciona o Pix?
O Pix resolve muitos problemas que temos com as transferências via TED ou DOC e com os pagamentos de contas por boleto, cartão ou com dinheiro vivo.
Olha só:
Sem o Pix, as formas para transferir e pagar contas geralmente possuem taxas mais altas e, em algumas instituições, funcionam somente em dias úteis em horário comercial.
Com o Pix, as transferências e pagamentos podem ser feitos a qualquer dia e a qualquer hora, até mesmo em fins de semana, feriados ou de madrugada, são realizados instantaneamente, em segundos e de graça para pessoas físicas e custando muito pouco para pessoas juridicas e órgãos governamentais!
Além disso, é muito simples fazer um Pix, pois não é necessário inserir dados como banco, agência e conta, como em uma TED ou Doc. Basta utilizar as chaves do Pix.
O que são as chaves do Pix?
As chaves do Pix são os endereços da sua conta. Você pode ter as seguintes chaves de identificação:
- CPF ou CNPJ
- Número de telefone
- Chave aleatória (conjunto de letras e números gerado automaticamente pelo sistema)
Ou seja, você pode cadastrar esses dados para receber e enviar Pix em qualquer uma das contas que estão participando, como a Conta Atar Pay.
Clique aqui para saber mais sobre as chaves e como cadastrar as suas.
Como fazer um Pix?
Há 4 maneiras de fazer um Pix, veja como funciona cada uma delas:
1) Pix com chave Pix: se o destinatário da transferência informar uma chave dele, essa é a melhor opção, basta colá-la no aplicativo para fazer a transferência.
2) Pix com QR Code: se você estiver junto com o destinatário, ele pode gerar um QR Code e você consegue escanear e pagá-lo rapidamente pelo aplicativo.
3) Pix copia e cola: essa opção funciona da mesma maneira que o QR Code, porém se você e o destinatário não estiverem juntos, ele pode gerar o QR Code e enviar o código via texto para você.
4) Pix com inserção manual de dados: nessa opção você informa o número do banco, agência, conta e demais dados do destinatário, igual em uma TED.
Saiba mais sobre como fazer um Pix!
Quais tipos de transações são possíveis fazer com o Pix?
Existem alguns tipos de transações que podem ser feitas, confira:
Pessoas físicas: uma pessoa física pode receber transferências de outras pessoas físicas, essa transação será grátis, e também será possível receber de pessoas jurídicas e de órgãos governamentais, como o pagamento de salários e benefícios sociais.
Empresas/lojistas: uma pessoa jurídica pode receber o pagamento de compras de pessoas físicas e jurídicas e também pode receber pagamento de convênios ou outros serviços dos órgãos governamentais.
Órgãos governamentais: pessoas físicas e jurídicas podem transferir para órgãos governamentais.
Vantagens
- Custo reduzido;
- Transferências mais rápidas;
- Maior segurança;
- Mais simples e prático;
- Valor recebido em tempo real;
- Inclusão financeira para a população;
- Saque por meio da rede varejista;
- Negócios adicionais aos varejistas.
Como participar do Pix?
Para usar o Pix, é preciso que o pagador e o recebedor tenham conta em um banco, uma instituição de pagamento ou uma fintech participante.
E pode ser qualquer tipo de conta: corrente, poupança, pagamento, etc. Basta a instituição participar do Pix.
Segundo dados do BACEN, mais de 700 instituições financeiras já estão aderindo ao sistema, a Atar Pay é uma delas!
Crie sua conta em nossa plataforma para participar. 😀
0 Comentários