Com a promessa de investimento com baixo risco e alto retorno financeiro garantido em pouco tempo, as pirâmides financeiras fazem cada vez mais vítimas.

É provável que você já tenha ouvido falar ou conheça alguém que já foi vítima de uma pirâmide financeira e perderam seu dinheiro.

Mas o que é uma pirâmide financeira?

O esquema de pirâmide financeira é proibido no Brasil e configura crime contra a economia popular (Lei 1.521/51).

A remuneração oferecida nesse esquema é por indicar novos membros, feita por meio de uma taxa de entrada, não pela venda de um produto.

No topo da estrutura está o dono do negócio, no andar seguinte vem um grupo de investidores que se interessam na promessa da pirâmide, esses fizeram um investimento inicial e convidam mais investidores que passam ao andar inferior e também precisam depositar um valor como investimento inicial, e assim em diante. 

O andar inferior sustenta o superior, pois o valor do investimento inicial de novos usuários, serve de pagamento aos investidores que os recrutaram. O dinheiro faz o caminho inverso da pirâmide, de baixo para cima.

Por isso, esse modelo de negócio não é sustentável, ele para de funcionar quando é interrompida a entrada de novos investidores. Assim as receitas do esquema diminuem, a remuneração dos lucros prometidos atrasam ou não são pagos e começam os prejuízos aos participantes.

Como identificar uma pirâmide e não cair em golpes?

A maior parte das pirâmides financeiras possuem as mesmas características, fique atento com essas ofertas:

Promessa de investimento com baixo risco e alto retorno: geralmente essas ofertas chamativas são comuns em uma pirâmide, prometem um alto lucro fixo com baixo risco e em pouco tempo. Mas no mercado financeiro, alto retorno significa alto risco. 

Falta de produto genuíno: quando o tipo de mercadoria ou serviço vendidos no modelo é confuso, pouco claro ou difícil de avaliar ou muitas vezes a inexistência de um produto em si, acabam atraindo vendedores que não entendem o suficiente do assunto que caem em golpes de pirâmides.

Ênfase no recrutamento: em pirâmides, o programa é focado no recrutamento de novos membros, ou trazer novos participantes gera mais remuneração do que vender o produto, se tiver produto.

Falta de informações: pirâmides não fornecem informações consistentes sobre seus serviço e como conseguem oferecer um retorno tão alto. As poucas informações disponíveis sobre o investimento, seus riscos, e sobre a própria empresa, pode indicar que se trata de uma pirâmide.

Além de se atentar e evitar empresas com essas ofertas, antes de investir seu dinheiro, sempre faça uma pesquisa sobre a empresa, você pode fazer a consulta de CNPJ na Receita Federal, verificar a finalidade da empresa na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), leia as avaliações do Reclame Aqui e faça uma boa análise do contrato.

O que fazer ao cair em golpe de pirâmide financeira?

Pirâmides financeiras são crime no Brasil, então se você foi vítima ou suspeita de algum esquema, pode fazer uma denuncia ao Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais, ou às polícias civil e federal.

Se possível, procure um advogado para te auxiliar no processo.

Assine gratuitamente nossa newsletter, no rodapé da página, para receber em primeira mão materiais com novidades e dicas sobre o mercado financeiro!