O Pix é o novo meio de pagamento do Banco Central do Brasil (BACEN) que permite transferências e pagamentos instantâneos entre contas participantes de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais, 24 horas por dia, 7 dias por semana e com tarifas menores.

Nesse post, você verá como funciona e quais as vantagens. Esse guia foi criado a partir de uma análise da última documentação e novidades do BACEN até o dia 30/11/2020.

Como funciona o Pix?

O Pix resolve muitos problemas que temos com as transferências via TED ou DOC e com os pagamentos de contas por boleto, cartão ou com dinheiro vivo.

Olha só:

Sem o Pix, as formas para transferir e pagar contas geralmente possuem taxas mais altas e, em algumas instituições, funcionam somente em dias úteis em horário comercial.

Com o Pix, as transferências e pagamentos podem ser feitos a qualquer dia e a qualquer hora, até mesmo em fins de semana, feriados ou de madrugada, são realizados instantaneamente, em segundos e de graça para pessoas físicas e custando muito pouco para pessoas juridicas e órgãos governamentais!

Além disso, é muito simples fazer um Pix, pois não é necessário inserir dados como banco, agência e conta, como em uma TED ou Doc. Basta utilizar as chaves do Pix.

O que são as chaves do Pix?

As chaves do Pix são os endereços da sua conta. Você pode ter as seguintes chaves de identificação:

  • CPF ou CNPJ
  • Email
  • Número de telefone
  • Chave aleatória (conjunto de letras e números gerado automaticamente pelo sistema)

Ou seja, você pode cadastrar esses dados para receber e enviar Pix em qualquer uma das contas que estão participando, como a Conta Atar Pay.

Clique aqui para saber mais sobre as chaves e como cadastrar as suas.

Como fazer um Pix?

Há 4 maneiras de fazer um Pix, veja como funciona cada uma delas:

1) Pix com chave Pix: se o destinatário da transferência informar uma chave dele, essa é a melhor opção, basta colá-la no aplicativo para fazer a transferência.

2) Pix com QR Code: se você estiver junto com o destinatário, ele pode gerar um QR Code e você consegue escanear e pagá-lo rapidamente pelo aplicativo.

3) Pix copia e cola: essa opção funciona da mesma maneira que o QR Code, porém se você e o destinatário não estiverem juntos, ele pode gerar o QR Code e enviar o código via texto para você.

4) Pix com inserção manual de dados: nessa opção você informa o número do banco, agência, conta e demais dados do destinatário, igual em uma TED.

Saiba mais sobre como fazer um Pix!

Quais tipos de transações são possíveis fazer com o Pix?

Existem alguns tipos de transações que podem ser feitas, confira:

Pessoas físicas: uma pessoa física pode receber transferências de outras pessoas físicas, essa transação será grátis, e também será possível receber de pessoas jurídicas e de órgãos governamentais, como o pagamento de salários e benefícios sociais. 

Empresas/lojistas: uma pessoa jurídica pode receber o pagamento de compras de pessoas físicas e jurídicas e também pode receber pagamento de convênios ou outros serviços dos órgãos governamentais.

Órgãos governamentais: pessoas físicas e jurídicas podem transferir para órgãos governamentais.

Vantagens

  • Custo reduzido;
  • Transferências mais rápidas;
  • Maior segurança;
  • Mais simples e prático;
  • Valor recebido em tempo real;
  • Inclusão financeira para a população;
  • Saque por meio da rede varejista;
  • Negócios adicionais aos varejistas.

Como participar do Pix?

Para usar o Pix, é preciso que o pagador e o recebedor tenham conta em um banco, uma instituição de pagamento ou uma fintech participante.

E pode ser qualquer tipo de conta: corrente, poupança, pagamento, etc. Basta a instituição participar do Pix.

Segundo dados do BACEN, mais de 700 instituições financeiras já estão aderindo ao sistema, a Atar Pay é uma delas!

Crie sua conta em nossa plataforma para participar. 😀